Estas duas tecnologias juntas têm sido o mais recente "grito" nos negócios que beneficiam de data science (ciência dos dados). A capacidade incrível de recolha de dados por parte da IoT aliada com a capacidade de estudo e análise de enormes volumes de dados da Big Data são cruciais para ir de encontro aos desejos dos consumidores.
Mas porque é tão importante recolher dados e analisá-los? Para perceber os hábitos e interesses dos consumidores, tentando assim ir de encontro a eles e se possível prever novas tendências.É assim que conseguimos cada vez mais direcionar corretamente os anúncios publicitários. Isto é algo que as impresas não podem descorar, sendo mais notável o interesse neste tipo de tecnologia por parte das gigantes do digital retail, como a Amazon, Ebay, Alibaba... Que por muitas vezes realizam promoções e ofertas especiais com base nos comportamentos recentes dos seus clientes.
O número de dados está cada vez mais a aumentar sendo impossível analisar toda a informação de maneiras tradicionais. Para além disso, o tipo de dados a sua qualidade e como são obtidos é cada vez mais importante. Sendo estes dois fatores facilmente conjugáveis e tratados a partir da Big Data e da IoT respetivamente.

Como é evidente, este controlo e análise de dados muitas vezes de carácter bastante pessoal tem gerado grande controvérsia e até multas multimilionárias a gigantes tecnológicas como o Facebook.
Comentários
Enviar um comentário