Avançar para o conteúdo principal

5G: o que é e como afetará a sua vida

Certamente já ouviu falar sobre 5G, mas será que sabe o que é? Esta será a a nova geração de telecomunicações, a 5º para ser mais preciso. Tudo começou com o 1G que introduziu a tecnologia sem fios, seguido pelo 2G que possibilitou o envio de mensagens, o 3G que possibilitou ligações, enviar mensagens de texto e acederem à internet, por sua vez o 4G melhorou a velocidade de download e upload de conteúdo. 
Sendo assim, o que é que o 5G traz de novo? Para além de uma otimização da tecnologia 4G, também a velocidade da internet multiplicará bastante, chegando a 10Gbps (mais que a fibra ótica) redução do tempo de resposta entre a rede e o dispositivo (latência) tornando a resposta quase em tempo real e ainda algo extremamente necessário, o aumento da quantidade de dispositivos suportados em simultâneo. Apesar do apelo que baixar séries em segundos e jogar video jogos com ping muito baixo possa trazer, talvez o mais importante será mesmo suportar a quantidade massiva e cada vez mais crescente de dispositivos conectados à rede, devido muito à popularização do conceito de IoT. Todas estas vantagens aliadas permitirão, por exemplo, carros verdadeiramente autónomos.
É claro que as operadores terão que fazer grandes upgrades no seu equipamento e uma das necessidades tem causado bastante polémica, o número elevado de antenas e transmissores. O 5G irá apenas operar em altas frequências, o que faz com que o seu comprimento de onda seja muito pequeno, diminuindo em muito a sua capacidade de difração. Por isso não conseguem viajar por longas distâncias, sendo crucial uma alta densidade de antenas para garantir uma cobertura boa e completa.
 Resultado de imagem para 5g

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que podemos aprender com Silex: o malware que está a inutilizar milhares de dispositivos IoT

Silex é um poderoso malware que foi criado por um jovem de apenas 14 anos fruto de uma brincadeira e que se tornou um projeto pessoal que terá direito a novas atualizações, mais destrutivas e capazes de atingir mais dispositivos. Este malware começou a espalhar-se em junho do presente ano (2019) e consegui atingir milhares de aparelhos incapacitando-os. Felizmente existe possibilidade de os recuperar, sendo apenas preciso instalar novamente o firmware, que é algo que a maioria dos usuários não sabem fazer. Talvez o mais caricato nesta história seja o facto de este malware não ter efeito caso os dispositivos não se encontrem com a autenticação padrão. Porém, como sabemos praticamente todos os utilizadores que possuem dispositivos  IoT  não alteram as configurações e passwords de fábrica.  Uma grande lição que pudemos tirar deste acontecimento não é só que as pessoas são desleixadas, mas que o investimento na segurança e proteção de qualquer dispositivo  IoT é crucial, pois estando

Como IoT aliada a Machine Learning pode mudar a nossa vida!

Embora não tenhamos noção, estamos rodeados por sensores. Certamente o nosso  smarthpone possui sensor de luminosidade, acelerómetro, giroscópio, bússola, microfone, GPS, câmara, etc... Para além disso, podemos também adicionar muitos mais à nossa residência ou a outro espaço de interesse. Através da  IoT  poderíamos ter todos esses dispositivos conectados, usando uma IA (inteligência artificial) para os controlar. Melhor ainda é não ter que lhes dar indicações. É aí que entra o machine learnig (aprendizagem de máquina). Primeiramente, este conceito é  o "campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados" - Arthur Samuel. Sendo assim, podemos ter previsões de dados. Voltemos ao título do artigo. Em que é que isto muda a nossa vida? Imagine possuir um sensor cardíaco no seu smart watch que detete a que horas se costuma deitar e esse sensor comunicar esses dados às lâmpadas do seu quarto que vão diminuindo de intensidade